sábado, 13 de março de 2010

"ÉTICA" DE CAMPANHA: Aristóteles, Hobbes & Dirceu

Queridos amigos Duarte e Ramos - opré!

É possível que nossa Santa e Idosa Filosofia para nada sirva, além dos teorismos academicistas em contínuo processo de mofação curricular. E, além, das tosses e pigarros dos doutos doutores carreiristas.Todavia, esses mesmos teorismos maturados e retornados à vidaviva - de onde sairam - sem dúvida nos ajudam a perceber com quantos níveis-reais se faz uma Realidade.

Vejam vocês, Aristóteles nos diz que somos animais sociais e políticos - seres da pólis, por natureza. E, acrescenta que, além de sociáveis, somos por natureza senhores-e-escravos (uns são feitos para mandar outros para obedecer). Já Hobbes, afirma que não é nada disso. Nem sociais, nem políticos. Somos, cada um, um lobo tentando devorar o outro lobo (homo hominis lupus).
E pra não morrer todo mundo a gente faz um pacto. Quer dizer: somos políticos por necessidade e não por natureza. Aristóteles ou Hobbes? Não importa, O que importa na vidaviva é sentipensar e compreender que, seja em política, seja em outra instância social, estamos sempre querendo montar no outro - queremos o poder. Esse interêsse-pelo-poder nos move socialmente e muitas vezes afetivamente. O diabo é que em torno desse caroço-real, inventamos muitas cascas teóricas: mitos, teorismos, ideologismos, teses, tesinhas e tesões - e, acabamos acreditando tão-só nas cascas, esquecendo o caroço-real. Caroço e casca políticas, ambos perfazem a rede de realidades que nos atravessa e que atravessamos. Os debates políticos se tornam rixas banalizadas justo porque ou nos fixamos só na casca, ou só no caroço, das idéias, fatos e conseqüências.

Mas o que disse o Dirceu? O inteligente e maquiavélico Dirceu nos diz que política é um ponto de vista. Como? Ora, é o próprio Dirceu que afirmou e confirmou ter recebido a tal grana (embora os partideiros do PT do Lula continuem negando, já fora de tempo e sem nada entender). Mas, recebeu por consultoria divina! Esse negocio de propina é uma outra perspectiva que não a do Dirceu. Problemas de significado e significante que a filosofia analítica, mergulhada nas academicites e mal informada da vida, continua negando existir (só existe o significado). Propina elitista ou consultoria divina do PT? Quem sabe? O Real são reais.

Baudrillard, filósofo-sociólogo transgressivo como nós, maluco beleza frances que morreu há pouco, nos deixou, com seu modo forte e irônico, uma análise polêmica da política-simulacro de nosso tempo. Aliás, de certa maneira, de todos os tempos. Diz ele: "Não acredito que as pessoas se iludam sobre a substância política das eleições. Mas se serviram à sua maneira - cinematográfica, por assim dizer: extraíram do meio eleitoral um efeito especial... não há nada mais ambíguo do que impelir alguém ao poder.... Em algum lugar, no mais íntimo da famosa "consciência popular", a classe política, seja ela qual for, permanece o inimigo fundamental. Ao menos, é preciso esperá-lo."

Mas uma coisa é certa: o processo de Dirceu no Supremo está "engavetado", por isso a sombra de Dirceu ronda o Planalto mais sorridente do que nunca. É preciso esperá-lo em sua impunidade.

Optchá!
rubengnunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário