sábado, 31 de outubro de 2009

Atendimento individual em um espaço terapêutico.



O arteterapeuta é um profissional capacitado, para facilitar esse processo ao qual o cliente que o procura se propõe a trilhar. A partir da escolha adequada dos materiais artísticos, e tecnicas de relaxamento, o arteterapeuta poderá fazer uma leitura de todo o processo arteterapêutico,a partir da observação comportamental do cliente quanto as expressões seja ela verbal ou não. O arteterapeuta não fará avaliaçoes críticas. O cliente encontrará no terapeuta e no espaço de atendimento segurança e liberdade para se expressar, salvo de jugamentos e com muito acolhimento.
Lídia Heitor

Atendimento individual.



Arte-terapia nas escolas
A escola é um espaço fundamental na construção da identidade do indivíduo, pois atua de forma importante na formação de valores e princípios que irão nortear a vida de seus alunos. Contudo seu trabalho só será realizado de forma plena se essa atuação ocorrer em um ambiente que propicie a boa interação entre profissionais de educação, alunos e responsáveis. Para que isso ocorra, deve haver uma preocupação em relação à qualidade de vida de todas as pessoas envolvidas no processo de ensino-aprendizagem. , portanto, extremamente necessário que se realizem atividades que possibilitem a integração entre os objetivos da escola, as necessidades dos alunos, a atuação dos educadores e expectativas dos pais, sem se esquecer do fundamental, que é a transformação de seus alunos e filhos em indivíduos conscientes, críticos e atuantes, que possam colaborar na conquista de uma melhor qualidade de vida para todos.

Entre outros objetivos a arte-terapia irá atuar no trabalho com os alunos:
Estimulando a criatividade e a imaginação.
Desenvolvendo o pensamento crítico.
Explorando novas formas de expressão.
Possibilitando o auto conhecimento.
Desenvolvendo o interesse e a concentração, melhorando o desempenho escolar.
Auxiliando no tratamento de distúrbios de aprendizagem.
Lidando com preconceitos e estimulando a cooperação e o companheirismo entre alunos.

No trabalho com professores, coordenadores e colaboradores em geral, serão abordados assuntos como:
Como estimular o aluno a utilizar outras formas de expressão.
A importância da comunicação.
Como lidar com o stress no ambiente escolar.
Autoconhecimento.
Estímulo a trabalhos multiciplinares.
Como trabalhar em grupo.

Ao trabalhar com os pais, a arte-terapia oferece a oportunidade de se discutir:
A importância da participação dos pais ou responsáveis nos processos escolares.O papel da família no equilíbrio da criança.
Como lidar com o stress na vida cotidiana.
Como auxiliar seu filho a lidar com os desafios da vida.

Oficina Terapêutica (GRUPO MISTO).


O PÚBLICO ALVO DA ARTETERAPIA.

Ao acolher o indivíduo e disponibilizar um ambiente em que ele possa criar arte e falar sobre o seu processo de criação, a arte-terapia possibilita:
Aumentar a autoconsciência e auto-estima.
Lidar com sintomas de doenças, stress e experiências traumáticas.
Desenvolver habilidades cognitivas e sociais.
Estimular a imaginação e a criatividade.
Expressar sentimentos difíceis de verbalizar.
Desenvolver hábitos saudáveis.
Identificar sentimentos e bloqueios na expressão emocional/afetiva e no crescimento.
Abrir canais de comunicação, tornando a expressão verbal mais acessível.

O público alvo da arte-terapia é muito diversificado. Todas as pessoas podem se beneficiar dela, independente de idade, sexo, crença ou nível social. Podemos aplica-la em diversos ambientes, como, por exemplo, em empresas, para os colaboradores em geral; em escolas, para alunos, profissionais da educação e pais; em instituições, para funcionários ou beneficiários. Ela pode também ser aplicada em consultórios e ateliês terapêuticos, de forma individual ou em grupos formados por pessoas interessadas no equilíbrio, na qualidade de vida ou quando sentem suas forças ameaçadas por causa do stress, de problemas triviais que às vezes levam à depressão, ao desânimo, à falta de confiança, à baixa auto-estima. indicada para quem sente necessidade de aumentar o conhecimento interno de si, adquirindo assim uma maior estabilidade emocional, e é utilizada como terapia de apoio em tratamentos psicológicos e psiquiátricos.
(Ada Cristina Garcia Toscanini
Maria Angélica Rente Basso)




Eu fico com a pureza das respostas das crianças:
É a vida! É bonita e é bonita!

Coro (Chorus): (3x)
Viver e não ter a vergonha de ser feliz
Cantar, e cantar, e cantar
A beleza de ser um eterno aprendiz.
Eu sei que a vida devia ser bem melhor e será
Mas isso não impede que eu repita:
É bonita, é bonita e é bonita!

E a vida? E a vida o que é, diga lá, meu irmão?
Ela é a batida de um coração?
Ela é uma doce ilusão?

Mas e a vida? Ela é "maravida" ou é sofrimento?
Ela é algria ou lamento?
O que é? O que é, meu irmão?

Há quem fale que a vida da gente é um nada no mundo
É uma gota, é um tempo
Que nem dá um segundo.

Há quem fale que é um divino mistério profundo
É o sopro do criador numa atitude repleta de amor

Você diz que é luta e prazer
Ele diz que a vida é viver
Ela diz que melhor é morrer
Pois amada não é, e o verbo é sofrer!

Eu só sei que confio na moça
E na moça eu ponho a força da fé

Somos nós que fazemos a vida
Como der, ou puder, ou quiser.

Sempre desejada por mais que esteja errada
Ninguém quer a morte, só saúde e sorte!
E a pergunta roda e a cabeça agita

E eu fico com a pureza das respostas das crianças:
É a vida! É bonita e é bonita!
(Luis Gonzaga
O Que é? O Que é? )

OFICINAS ARTETERAPEUTICAS.




Entende-se por terapia o tratamento cuja finalidade é aliviar um estado deteriorado, para que o funcionamento normal do indivíduo se restabeleça. Neste sentido, a arte-terapia é uma abordagem terapêutica que utiliza conhecimentos oriundos dos campos da Psicologia, da Filosofia e da arte, com o objetivo de auxiliar o ser humano a lidar com os desafios apresentados pela vida. Na arte-terapia trabalhamos com os chamados mediadores de expressão (artes plásticas, teatro, dança, música, jogos cooperativos, contos de fada, etc.), que facilitam o trabalho terapêutico ao permitir que o indivíduo expresse o seu Eu interior de forma não-verbal. Assim sendo, por meio das diferentes expressões artísticas o indivíduo é incentivado a participar de um processo de criação e leitura da sua obra, tocando impreterivelmente pontos significativos e/ou conflitivos da sua vida, com a intenção de reorganizar e equilibrar os mesmos.
Na arte-terapia são utilizadas técnicas artísticas variadas para provocar a comunicação verbal, que normalmente é camuflada pelo raciocínio. A troca de idéias e conceitos estimula o diálogo, que tem como principal objetivo a transformação pessoal. Ela possibilita a comunicação entre as pessoas e o encontro consigo mesmo. Sabendo que, assim como nas entrelinhas de um texto ou de um discurso oral, muitas coisas podem ser descobertas, isso também acontece com a pintura, a escultura, a expressão corporal, a música e o teatro, ao utilizar técnicas artísticas para descobrir e explorar as qualidades únicas e interiores de cada um, ampliando seu universo de percepção.
De tempos em tempos cresce em nós a necessidade de buscar e alcançar o nosso próprio centro. A capacidade humana de perceber, figurar e re-configurar suas relações consigo mesmo, com os outros e com o mundo, se manifesta tanto na arte como nos processos terapêuticos. A arte é a facilitadora de tais processos, pois contém em si a própria natureza de uma realidade alternativa na qual, eximidos das conseqüências que a realidade do cotidiano nos impõe, podemos relaxar nossas defesas e nos permitir contatar, sentir, elaborar e expressar, o que de outra forma seria perigoso e ameaçador.
Isso diferencia a arte da arte-terapia, pois ao fazer isto na terapia, o indivíduo tem possibilidade de redimensionar esses conteúdos, na presença de um outro que escuta e ajuda a elaborar. A liberdade nos trabalhos chega a resultados profundos, atingindo o âmago do participante de forma mais rápida, possibilitando que sua problemática surja naturalmente num processo de autodescobrimento.(Ada Cristina Garcia ToscaniniMaria Angélica Rente Basso).