quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Palestra: “Teseu e o Minotauro”



Programação Semanal

Palestra: “Teseu e o Minotauro”
Venha conhecer um pouco sobre o simbolismo do mito “Teseu e o Minotauro” e aprender sobre a sua relação direta com as nossas vidas!
Entrada franca!
Dia 7 de novembro, sábado, às 18h.


Turma de Filosofia Prática

Nova Acrópole está com mais uma turma do curso de filosofia aberta, que funcionará às quartas feiras, das 19 às 21h.
Este curso o levará, por meio do maravilhoso mundo da filosofia, à possibilidade de viver com mais sabedoria e autenticidade no mundo de hoje.
Não perca! A primeira aula é gratuita!

NOVA ACRÓPOLE DE NATAL
Av. Prudente de Morais, 648 (na quadra da Sorveteria Tropical)
Tels: 3211-0748 / 8874-0208

2 comentários:

  1. Teseu e o Minotauro

    Minos era um rei, um grande dominador, que com todo seu poder de governar, conquistou toda a Creta. Tinha uma esposa chamada Pasíafe, um irmão chamado Dédalo, e seus dois filhos, Teseu e Minotauro. Como todo ano, existiam comemorações grandiosas em Cnossos para homenagear os dois filhos de Minos. No festival muitas pessoas de outros povos compareciam lá, e dentre esses outros povos estavam os Atenienses, de Atenas, que invejando a riqueza e o status de Minos, pediram a Zeus que criasse um gigantesco labirinto para aprisionar um dos filhos do rei a fim de abala-lo psicologicamente e enfraquecer a economia de Creta. Zeus atendeu ao pedido dos Atenienses, amaldiçoando o filho do rei, por vingança, contra povo de Creta, que massacrava e escravizava os guerreiros Atenienses derrotados em guerra. Então numa tarde enquanto Minotauro recolhia flores no campo do palácio, uma terrível dor consumia seu corpo, seus músculos se contorciam e sua face seria terrivelmente desfigurada e transformada em uma cabeça de touro. Depois várias paredes altas surgiram em volta dele bloqueando seu caminho e confundindo a saída. Em compensação, Minotauro seria imune a fome, sede, e outras necessidades humanas, mas tamanha era a complexidade e a grandeza do labirinto que Minotauro ficou anos tentando escapar. O Rei bastante triste gastou fortunas para destruírem as paredes do labirinto, mas a cada muro caído, um mais forte e alto surgia no lugar. E como recompensa para encontrarem Minotauro, o Rei abriu mão de metade de seu tesouro para o guerreiro que entrar na construção e trazer seu filho de volta a saída. Então o herói e também filho de Minos, Teseu, que já havia conquistado diversos feitos dignos de deuses, se voluntariou para achar o irmão. Sua esposa Ariadne amarrou-lhe a ponta de um novelo de barbante na cintura para guia-lo para a entrada novamente depois de localizar Minotauro.Então Teseu caminhou horas e horas, mas suas esperanças só diminuiam a cada passo. Até que Minotauro o viu passar, então tomado pela raiva e maldade, esperou Teseu adentrar mais profundamente o labirinto e cortou o barbante, deixando-o perdido pela construção. Minotauro se guiou pelo barbante, encontrou a saída e seguiu o caminho para o palácio de seu pai, mas ao invés da calorosa recepção, seu pai, sem saber da verdadeira identidade por trás da besta taurina, ordenou aos guardas para matarem-na. E quando a criatura veio correndo em sua direção de braços abertos, assistiu aterrorizado a cena da queda do monstro parando, ajoelhando e com um baque surdo caindo ao chão com uma lança atravessada no peito.

    ResponderExcluir
  2. Teseu e o Minotauro
    Teseu era um grande herói de Atenas.

    Sabe-se que era filho de Etra mas o seu pai pode ser Egeu ou Poseidon, pois Etra gozou na mesma noite da companhia de ambos. Egeo disse nessa mesma noite a Etra que se nascesse algum filho daquela relação não lhe pusesse o seu nome. Deixaria, sob uma rocha, umas sandálias e uma espada, para que o jovem pudesse saber quem era o seu pai.


    Teseu cresceu secretamente em Trécen, criado pela sua mãe. Aos 16 anos, a sua mãe disse-lhe que seu pai era Egeu. Teseu, movido pelo desejo de conhecê-lo, pôs-se a caminho de Atenas.

    Egeu tinha-se aliado, entretanto, a Medeia. Esta, ao ver Teseu reconheceu-o como um perigo pois ameaçava a legitimidade do seu filho, até ali único herdeiro de Egeu.
    Convenceu então Egeu que Teseu era um espião e planeou envenená-lo, mas Egeu viu a espada que Teseu transportava e reconheceu-o como filho, ordenando que se festejasse por toda a cidade de Atenas aquele acontecimento.

    Minos, rei de Creta, querendo vingar a morte de seu filho Androgeo, ordenava que todos os anos viessem de Atenas 7 donzelas e 7 rapazes para se imolarem, entregando-se ao Minotauro, um ser metade homem e metade touro que vivia num labirinto. Teseu, ao saber de tamanha injustiça ofereceu-se para se juntar aos 13 desafortunados que iam sacrificar-se em Creta.

    Minos, ao receber os 14 jovens, enamorou-se por uma das donzelas, possuindo-a aos olhos de todos, comportamento que Teseu recriminou. O seu dever, como filho de Poseidon, era proteger as virgens dos ultrajes dos homens. Minos riu-se desta intervenção, replicando que nunca Poseidon tinha sido delicado com as virgens que possuíra.

    Teseu mergulhou no mar, escoltado por golfinhos em direcção ao palácio das Nereidas. Aí, Tétis ofereceu-lhe uma coroa, que mais tarde levaria Ariadne. Esta era filha de Minos e apaixonou-se imediatamente por Teseu, prometendo-lhe ajudar a matar o Minotauro, desde que Teseu a levasse para Atenas e a coroasse sua esposa.

    Este contrato foi decisivo para Teseu. Dédalo, autor do labirinto, oferecera a Ariadne um novelo de fio mágico e explicara-lhe como entrar e sair do labirinto. Ariadne ofereceu este novelo a Teseu e pediu-lhe que atasse a ponta na porta do labirinto não se separando nunca da outra ponta. Chegando ao leito do Minotauro, Teseu matou-o, não se sabendo se com as próprias mãos, se com uma espada que Ariadne lhe teria dado para o efeito.

    Fresco sobre o famoso Touro de Creta


    Terminada a sua tarefa, Teseu saiu do labrinto, seguindo o fio que desenrolara. Ariadne estava à sua espera. Conduziu-o até junto dos 13 jovens atenienses e embarcaram na penumbra afastando-se de Creta. Esperava-os, contudo, uma armada mas a escuridão era tal que conseguiram escapar à mão de Minos.
    Ao desembarcar em Naxos, deu-se um episódio ainda por explicar. Teseu abandonou Ariadne na praia enquanto dormia e embarcou para Delos. Dizem uns que Teseu receava chegar a Atenas com a filha do rei de Creta, outros que Teseu se apaixonara por outra mulher e há ainda quem diga que Dionísio lhe aparecera em sonhos nessa noite e pedira Ariadne em sacrifício.

    Sir Lawrence Alma Tadema - Expectations


    Teseu tinha prometido a Egeu que voltaria a Atenas içando velas brancas em sinal de vitória, pondo fim às velas negras que transportavam os jovens oferecidos em sacrifício. Porém, Teseu esqueceu-se deste sinal, e quando Egeu o avistou do alto da Acrópole içando as velas escuras, pensou o pior e afogado em mágoa, despenhou-se do alto do monte sagrado ao mar que ainda hoje conserva o seu nome!

    ResponderExcluir