quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Arteterapia aliviando o estresse.


Por mais que nos esforcemos, por vezes é inevitável chegar ao final de um dia sem que estejamos mal-humorados. As tensões e o estresse acumulados ao longo do dia altearam o humor de qualquer ser humano. Porém nem tudo está perdido. Inspirar e expirar profundo e lentamente, é um importante passo para tornar o seu dia mais agradável. Gostaria de saber como isso é possível? Claro. A arteterapia irá te mostrar alguns caminhos para essa jornada. Não sabe o que é Arteterapia? Bem, podemos começar dizendo que a arteterapia é uma terapia, na qual utilizamos à arte como inspiração de expressão. Você não é artista? Aí é que está o mais incrível, não será cobrado de você o belo, o perfeito, ou qualquer tipo de estética, até porque a arte se revelará de maneira diferente em cada cliente, daí o que na realidade irá contar não será o resultado final, e sim a criatividade, no uso das cores, as formas que serão trazidas à tona carregadas de significado do seu universo intra. O método utilizado na arteterapia tem como prioridade possibilitar e facilitar a comunicação entre cliente e arteterapeuta e o que importa é o significado do trabalho e sua simbologia. Por isso, ela é indicada como medida preventiva contra o estresse e ajuda a desenvolver o bem-estar, além de proporcionar uma melhora significativa na qualidade de vida da pessoa, independente de idade, sexo e profissão.
No atelier de arteterapia você pode interagir com diversos materiais (água, barro, tintas, grãos, sementes, papeis, o corpo entro outros), realizar trabalhos de pintura, modelagem, recorte, desenho, música, teatro, dança, dando vazão a um universo de informações contidas no seu consciente e ou inconsciente. A arteterapia não tem a intenção de mostra ou apontar soluções, ela será uma aliada para as suas descobertas, a partir de um novo olhar (self) ela tem a intenção de nos acolher por inteiros como estivermos.

Lídia A. Heitor
Pedagoga/Esp. Arteterapia
Natal/RN.Fone: 084–91128994

Um comentário:

  1. VENHA CONHECER NOSSO ESPAÇO.
    É claro o quanto o reforço escolar tem importância no dia a dia da vida escolar do aluno, ele é algo que deve ser incentivando para que todos venham a ter oportunidades iguais de aprendizagem, no reforço as nossas salas são apenas de 5 a 6 alunos por turmas, dessa maneira criando um espaço críticos e participativo, em que a professora pode atender um a um, percebendo suas dificuldades e carências.Fica também exposto que o reforço é algo que vem para somar o que é dado em sala de aula e não pode ser uma aula avulsa, sem planejamento e sem nenhuma ligação com o cotidiano do aluno. Acompanhamos todo assunto que o aluno vê em sua escola, atividades de classe e casa, acompanhamos a agenda (trabalhos, testes e avaliações). O NAP- Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicoterapêutico, tem um espaço super agradável e interessante, onde os alunos se sentem aconchegados. O atendimento Psicoterapêutico é oferecido em horário diferente do reforço.

    Objetivo da Arteterapia: A Arteterapia, como processo de estímulo à criatividade e expressão, proporcionar a comunicação de idéias e emoções;
    Tornar a pessoa mais criativa, mais independente durante as vivências na Arteterapia, além de oferecer as atividades de formas espontâneas e flexíveis;
    Facilitar o diálogo das produções como forma de reduzir a ansiedade e buscar a maneiras equilibradas de viver;
    84-8883-7255 - 9606-1576 - 8835-7114

    ResponderExcluir